Valeu Eduardo.
Felizmente eu já havia conseguido fazer funcionar, inserindo o outro servidor no hosts do linux.
Com relação ao tnsping, o teste estava correto. tnsping 10.0.1.2:1521:abc.
De qualquer forma, muito obrigado pela atenção. Foi bom saber outra alternativa para esse tipo de problema.

Igor Frota
Analista de Sistemas
Ypioca Agroindustrial Ltda

Eduardo Rebouças escreveu:

Igor,

realmente o tsnping com o parâmetro IP não funciona. Ele só recebe o
TNS pois ele "pinga" a instância do Oracle e não uma máquina (que pode
ter várias instâncias).

Você chegou a fazer o teste com o Thin Client passando os mesmos
parâmetros que estão no tnsnames.ora?

Bem, de qualquer forma, para que funcione usando o Client OCI basta
mudar no seu server.xml a string de

jdbc:oracle:thin:@10.0.1.2:1521:abc

para

jdbc:oracle:oci:@10.0.1.2:1521:abc

ou

jdbc:oracle:oci8:@BaseAbc

Esse último corresponde ao formato que procura. Lembrando que a Oracle
recomenda o uso do Thin Client como regra geral.

[]´s

jdbc:oracle:oci