Olá,

Primeiramente você precisa ter certeza de que a interface MDI é a
adequada para o seu sistema, e aqui eu falo da interface MDI
tradicional, com multiplas janelas que podem ser vistas ao mesmo
tempo. Se o seu usuário for realizar apenas uma atividade por vez,
talvez algo como "tabbed document interface" (TBI, que não deixa de
ser uma MDI) possa ser mais apropriada (note as aspas, afinal estamos
falando de um aplicativo e não apenas de documentos), ou ainda baseada
no que chamamos de "hub and spoke", em que você isola partes do seu
aplicativos em mini-aplicativos focando no que o usuário quer fazer,
ainda mais quando a há muito disparidade nas atividades que podem ser
desenvolvidas no aplicativo.

Em um aplicativo com esse tamanho - 50 cadastros e 800 (!!) -
relatórios, um estudo deve ser feito para agrupar (e possivelmente
reduzir) os número de telas, criando a agrupamentos lógicos de seus
módulos.

Em termos de programação no Flex você pode usar componentes como o
ViewStack, o TabNavigator, o Menu, ModuleLoader, etc.

[]s
Fabio Terraacini