Binde o seu dataProvider do dataGrid com alguma variavel (um
ArrayCollection vazio), adicione um listener nessa variável e depois
apenas atualize essa variável com os novos valores. Pseudo code:

myData = new ArrayCollectino();

myData.addEventListener(CollectionEvent.COLLECTION_CHANGE,mudou)

function mudou()
{
// dataprovider mudou..
}

<mx:DataGrid dataprovider="{myData}" />

Aliás, vale notar aqui que o real objetivo do código acima é saber
quando a collection foi alterada, e não necessariamente quando o
DataGrid for populado (embora como estão bindados os dois sempre
ocorrerão). Uma outra opção seria extender o datagrid e sobrescrever o
método set dataProvider(), disparando um evento quando esse ocorre-se,
mas pelo que tenho visto esta não é a opção mais flexível.

[]s e boa sorte,
Fabio