Hm... não sei. A primeira vista essa me parece uma boa solução. Manter
um estado de um aplicativo normalmente está relacionado à persistir
esses dados em algum objeto (de negócio).

A sua abordagem me parece coerente. Se você fosse manter esse estado
no servidor (para persistir num banco de dados, por ex), o
procedimento seria similar, não é mesmo? Popular um objeto para enviar
via um serviço remoto.

[]s
Fabio