Daniel,

Creio que as pessoas implicam mais com o código dos que saem por aí
contando vantagem. Não é o seu caso. Preocupar-se com o código é
louvável, não por causa das "briguinhas" como você mencionou, mas sim
porque agindo desta forma você estará contribuindo mais do que já
contribui.

Agora, deixar o servidor apenas com a responsabilidade de retornar os
dados do modo que você sugere talvez possa ser uma boa idéia em alguns
casos "BEM" peculiares. Do ponto de vista de sistemas distribuídos via
web (arquitetura Client x Server) você deve saber que isto não é
recomendado. Além de estar misturando as responsabilidades (front-end
faz o que deveria estar no back-end) e acoplando a camada de
apresentação à camada de dados e negócio, você ainda pode ter
problemas com a segurança.

[]'s
Beck Novaes