Não mexi muito com IRC, mas me arrisco a dar alguns palpites:

IRC:
- Se vc está precisando de ajuda muito urgente, esse é o lugar certo. Tem
gente de todo lado online, alguém vai poder ajudar.
- Se vc está com um tempinho livre pra ajudar alguém, esse é o lugar certo.
Tem gente de todo lado precisando de ajuda.

Lista de discussão:
- Se vc precisa de alguma ajuda em algo que não é tão urgente assim, esse é
o lugar certo. Um dia uma resposta vem :-)
- Se vc não está com muito tempo mas gostaria de ajudar alguém, quando der,
vc responde os e-mails, posts em fóruns etc ...

Na minha opinião, os dois servem pra todo mundo. É uma questão de
*necessidade*...

[ ]'s

Elvis Fernandes