Bom...  o único lugar que isso acontece aqui comigo é na tela de
login do sistema.

tenho uma estrutura mais ou menos assim:
<Application>
...<ViewStack>
......<frmLogin />
......<frmMain />
...</ViewStack>
</Application>

Mas o controle do pai (application) só acontece porque tanto frmLogin
quanto frmMain disparam eventos como por exemplo loginOk e logOff.
O pai registra listeners pra ficar escutando pelos eventos das telas
filhas e quando elas mandam, ele, o pai, muda o estado da aplicação
(controlando suas filhas para se adaptar ao novo estado, por exemplo
limpando variáveis de controle, setando viewstack pro frmLogin, apagando
a luz e fechando a porta :).

    tranquilim?

    abração,
    Luís Eduardo.