Deixa eu tentar entender.
Na parte que você fala "cada qual com seu viewstack" eu entendi que pra cada
componente vc criou um view stack. Foi isso mesmo? Se sim, tá errado, vc
deve criar apenas 1 view stack pra trabalhar com todos os componentes dentro
dele.

Por exemplo, lá no componente mx:application vc cria um view stack e lá
adiciona todos os componentes ou ao menos os componentes pai de cada caso de
uso.

Ex:

<mx:Application layout="absolute" xmlns:mx="http://www.adobe.com/2006/mxml";
width="100%" height="100%" xmlns:ns1="*" xmlns:ns2="noticia."
xmlns:ns3="produto.">
     <mx:ViewStack id="idViewStack" left="5" right="15" top="0" bottom="5">
        <ns1:Principal id="idPrincipal" width="100%" height="100%" />
        <ns2:Noticia id="idNoticia" width="100%" height="100%" />
        <ns3:Produto id="idProduto" width="100%" height="100%" />
    </mx:ViewStack>
</mx:Application>

Tenho o meu componente application e dentro dele tenho um view stack
adicionado os componentes que irei trabalhar.
Observe que na tag mx:Application eu tenho um atributo 'xmlns'. Esse
atributo é a referência do meu componente. Ele diz aonde meu componente
está. No caso do componente chamado Principal, ele faz uma referência a toda
a raiz, no caso xmlns:ns1="*".
Para o componente Noticia, ele faz a referência xmlns:ns2="noticia.". Isso
faz ele enxergar todos os componentes que estiverem dentro da pasta noticia.
A mesma coisa pro componente Produto.

Isso não quer dizer q eu tenha q criar o componente dentro do view stack. As
tags:
<ns1:...
<ns2:...
<ns3:...
são só referências do componente.

A idéia do view stack é justamente essa, fazer a troca de componentes.

Ai vc me pergunta, como faço pra trocar os componentes?

Eu te respondo:

É só vc fazer uma função pra isso.

Ex:

public function exibirNoticia(): void {
     idViewStack.selectedChild = idNoticia;
     idNoticia.init();
 }

É só você chamar essa função lá quando o cara clicar no botão notícia por
exemplo.
Observe que eu chamei o meu view stack pelo id e atribuí o id do componente
notícia ao atributo selectedChild do meu view stack.
Depois chamei o método init do meu componente noticia.

Espero ter ajudado.

Thiago R. Fernandes