"então a dica é: use [bindable] para o que for realmente necessário "

Use bindable para tudo. Acredito ser muito dificil ele prejudicar a
performance de forma a ser perceptíviel

Outra coisa, o bindable ajuda a manter o seu código mais limpo e com
mens bugs. Só isso já compensa o 100 milisegundos perdidos por causa
do bindable.

Agora, não culpe o bindable lento se seu grid tem 10.000 registros :)
Ae ninguem aguenta :)

Abraços,
 Daniel Schmitz