Usar State de forma geral não é uma boa prática.

Amigo, aconselho fortemente estudar padrões de projeto para o  AdobeFlex!
Como o Cairngorm, ou o PureMVC, e muitos outros que você encontra no
code.google.

Utilizando de patterns, você ganha reuso de componentes e alem dos
componentes você pode reutilizar o caso de uso inteiro,
fora que você também ganha manutenabilidade, escalabilidade e etc..

Estou para fazer um grande artigo abordando padrões de projeto para com o
Flex, quando terminar de escrever aviso a todos!

Abraços.
\o/

Atenciosamente:
    | Rodrigo Pereira Fraga |