Então você pode usar o parent embora não seja uma boa prática. Você
também pode usar o mx.core.Application.application. Tanto neste quanto
no outro caso a dica é fazer o cast para o "nome" da aplicação que
você quer acessar. Se a sua aplicação é Main.mxml você pode fazer
assim:

Main(parent).meuMetodo();
Main(mx.core.Application.application).meuMetodo();

Mas reforço talvez seja preciso entender o seu problema de forma mais
genérica pois existem melhores soluções para este problema. Por hora,
acho que isso já resolve.

[]'s
Beck Novaes