Concordo com a sua opinião João Fernandes, mas...

O usuário é quem escolhe o arquivo a ser lido, teoricamente
Não poderíamos sair varrendo os discos da máquina cliente.

Então, se ele está disponibilizando/selecionando um arquivo
A ser feito o upload, quer dizer que o nosso back-end vai
ter acesso, pq o Flex não pode ter também?

Isso já seria uma mão na roda, ainda mais se tivesse como
enviar um array de bytes para um source de uma Imagem.
(posso estar enganado, mas ACHO que o flash player não faz isso).

[]s
Fábio