Danilo,

Pode não ser o seu caso, mas vamos tentar.

Quando você faz:

     <mx:dataProvider>
        <mx:GroupingCollection id="gc" source="{categories}">
            <mx:Grouping>
                <mx:GroupingField name="catA"/>
                <mx:GroupingField name="catB"/>
                <mx:GroupingField name="catC"/>
                <mx:GroupingField name="catD"/>
            </mx:Grouping>
        </mx:GroupingCollection>
    </mx:dataProvider>

Você esta dizendo que o dataProvider é uma GroupingCollection baseada em
"categories". A principio, "categories" é vazio. Então a GroupingCollection
passa uma coleção vazia para o dataProvider do grid.
Quando você chama seu serviço no PHP, "categories" é atualizado, porém a
GroupingCollection não monta automaticamente um novo dataprovider baseado
nessa mudança.
Por isso, ao chamar o refresh da GroupingCollection você estará fazendo com
que a GroupingCollection monte novamente uma coleção para servir de
dataProvider ao grid.

Portanto, sempre que modificar sua coleção é necessário remontar o
dataProvider do grid utilizando o "gc.refresh()".