Olá ,

tu pode criar uma função para chamar o popup com o seguinte código:

private function createPopup(janela:TuaJanela):void {
   meuPopup = MinhaJanela(PopUpManager.createPopUp(this,janela,true));
   meuPopup.x = -600;
   meuPopup.y = 0;
   Efeito.end();
   Efeito.play();
}

esse Efeito, tu define no teu mxml com o seu efeito. Vai um exemplo de
efeito aí pra tu se basear:

<mx:Parallel id="Efeito" target="{janela}">
  <mx:Move duration="2000" xTo="{(stage.width - meuPopup.width) / 2}"
yTo="{(stage.height - meuPopup.height) / 2}" />
  <mx:WipeRight duration="2000" />
</mx:Parallel>

[]'s

--