enho um sistema usando o mysql estou trocando para o firebird po
exigencia do cliente só que está trabalhando diferente como o
firebird...

no mysql eu apenas chamo o array e ele ja me cria um ArrayList como
as linha e com a quantidade de registro da tabela

e no firebird não tem que fazer outro select se quiser saber os mesmo
dados a quantidade de registro alem de usar um while

Dados o amfphp browser
(mx.collections::ArrayCollection)#0
filterFunction = (null)
length = 2007
list = (mx.collections::ArrayList)#1
length = 2007
source = (Array)#2
[0] (Object)#3
id_produto = 145
produto = "Jesus, o Maior Psicólogo que já Existiu"
valor_venda = 24.9

no MySQL
$result = mysql_query($query)or die (mysql_error());

no firebird
$result = ibase_query($query) or die (ibase_errmsg());
while ($row = fetchAssoc($result)) {
$Array[]=$row;
}
return $Array;