Sem dúvidas, vc tem tudo rodando redondo na máquina, mas nem todos
podem ou querem mudar seu SO para Linux.
    Eu, por exemplo, acho mais confortável o Windows XP e é ai que entra
o VMWare rodando um Linux dentro.
    É como se voce tivesse um servidor Linux na rede!
    Quanto a versão, sem dúvidas o Ubuntu é uma excelente versão para
Desktop.
    O CentOS é voltado mais para servidores.

    abraços,

    Marcello