Olá Gabriela, gostaria de agradecer, muitíssimo, a sua resposta.
Eu vou dar um olhada nessas duas últimas opções que você disse, mas
sobre a Matrix, que você disse, eu teria de manipular os pixels, seria
mais ou menos isso? a partir dos pixels, criar uma nova imagem?!

Eu vou dar uma olhada mais a fundo nisso, mas como eu disse, eu estava
meio que sem uma idéia de como fazer... rs.. mais você ajudou muito
dando uma clareada já.

Muito obrigado mesmo.

Abraços.

Atenciosamente,