Haroldo,

    Se todos os checkbox ficaram marcados é porque tua operação está
sempre retornando true.
    Voce está fazendo um "trace" para monitorar os valores e resultados?

    Outra coisa... estamos falando por enquanto apenas em mostrar um
valor boolean em um checkbox e não alterá-lo.
    Para alteração é um pouco mais complicado, mas antes de procurar
soluções milagrosas como já vi, de uma olhada neste pequeno howto
http://blog.dclick.com.br/2008/02/24/problemas-com-item-renderers-ou-item-editors/pt/

.
    Foi com ele (e penando muito) que resolvi os problemas.
    PS: Uma dica... para ficar perfeito as alterações, converto os
valores vindos do banco de dados de (t/f) para boolean.

    De uma olhada nos exemplos e poste suas dúvidas.

    abraços,

    Marcello