Talvez assim fiquei mais claro,

Digamos que o objeto XML que você recebeu do PHP é o "root" do XML,
por ex:

<images> //Este é o "root"

       <image name="imagem 1" src="images/img1.jpg"/>
       <image name="imagem 2" src="images/img2.jpg"/>
       <image name="imagem 3" src="images/img3.jpg"/>
       <image name="imagem 4" src="images/img4.jpg"/>
       <image name="imagem 5" src="images/img5.jpg"/>

</images>

E este objeto é um XML.

Dentro deste XML existe um XMLList chamado "image". Se você escrever
XML(images).image você terá um XMLList que é, como o nome diz, uma
lista de XMLs <image>.    e4x magic!

Abs,

Marcos Arruda