Mesmo pesquisando estou com alguma dificuldades olhei o blog da
Gabriela Perry e um grupo la no yahoo.E cheguei na seguinte função:

[Bindable]
                private var arWindows:Array =
[{windowToLoad:"windows.Aniversariantes", label:"Aniversariantes"}];

private var aniversariantes:Aniversariantes;

private function loadWindow(param:String):void{
                        var classRef:Class = getDefinitionByName(param) as Class
                        var minhaVariavel:* = new classRef();

                        PopUpManager.centerPopUp(PopUpManager.createPopUp(this,
classRef, true));
                        }

No exemplo do blog da Gabriela Perry ela utliza o array como data
provider em um repeater.Mas eu quero utilizar em um menubar.

Só que o menubar está vindo de um xmlList que contem a hierarquia dos
menus.Se eu utilizo o array como dataprovider fica tudo na horizontal
sem os sub-menus.E se eu coloco a propriedade windowsToLoad no XML da
a seguinte mensagem quando clico no item do menu: Property
windowToLoad not found on mx.controls.MenuBar and there is no default
value.