Na verdade esse é um problema simples. Eu já pensei no mesmo esquema que
você, mas com celulares.

A solução que planejei é exatamente o inverso, ao invés de você receber do
GPS você fará um programa para falar com o GPS e esse programa enviar para
um servidor via web-service(exemplo) as coordenadas, sacou?

Tipo, se você quer rastrear seus celulares, faça uma aplicação em J2ME que
leia os dados do GPS e envie para um servidor seu, atualizando a posição de
cada um.

Um exemplo legal seria o envio de um xml pro servidor, e lá no servidor a
leitura e alteração na base de dados.

Exemplo:

<dados>
     <id_aparelho>*12345*</id_aparelho>
     <latitude>*23.232321*</latitude>
     <longitude>*11.32367*</longitude>
</dados>

Sacou?

O Processo é inverso, é um cliente ativo que joga as informações pro
servidor, e não o servidor que corre atrás delas.

Um bom exemplo de capturar essas informações com J2ME é:
http://developers.sun.com/mobility/apis/articles/location/

Com um celular e uma conexão 3g simples você faz isso mole mole.

--
Atenciosamente,
Paulo Coutinho.