Boa tarde

Isso não é POG.

O que faz esta função?
validateNow()    method
public function validateNow():void

Validate and update the properties and layout of this object and redraw it,
if necessary. Processing properties that require substantial computation are
normally not processed until the script finishes executing. For example
setting the width property is delayed, because it may require recalculating
the widths of the objects children or its parent. Delaying the processing
prevents it from being repeated multiple times if the script sets the width
property more than once. This method lets you manually override this
behavior.

Esta função atualiza o Layout do objeto antes de seguir em frente.

Atualiza o layout?
Sim. Como o sistema é assincrono, ele chama uma função e não espera
finalizar, e já sai chamando a próxima. Com isso quando você atualiza o
dataProvider, ele tem um Loop interno que popula cada um dos elementos.
Antes que os elemntos ganham espaço, a próxima função ja sendo executada.

Esta função faz com que só passe para a próxima execução após o dataprovider
estiver totalmente populado.

Ou seja, Não é POG.
    *Eduardo Kraus*
Desenvolvedor