Hum... do Messaging tudo ok, parece q o problema está nessa criação da
sessao.

Muito estranho ele criar uma nova sessão a cada requisição... isso não pode
acontecer.
Faça outros dois favores:

1) Remova o <scope>application</scope> e teste novamente o sessionId.

2) se id da sessao continuar mudando para a cada requisição, isole a situção
em um exemplo bem simples e publique seus arquivos de configuração em algum
lugar para que possamos ver e tentar adivinhar oq est[a acontecendo.
Diga-nos tb qual o seu ambiente de desenvolvimento (onde essa situação está
ocorrendo).

T+