Carvalhar, eu costumo fazer o seguinte. Todo campo String que vou gravar no
banco de dados, antes de mandar para o banco uso a função
*utf8_decode()*assim o php mesmo codifica nos padrões unicode antes de
gravar os dados, por
exemplo:

  *$nome = utf8_decode($obj->nome);*

depois manda *$nome* para o banco, tenta fazer issu!!!

*Dheyson Wildny*
Analista de Sistemas