Vc já tentou usar um HBOX como ItemRenderer e dentro dele colocar um
CheckBox e um Label ou Text?

Um ItemRenderer tem sempre a sua disposição a propriedade "data" que
contém o objeto associado à linha que lhe corresponde.
Assim, no CheckBok vc pode {bind} a propriedade 'selected' a um campo/
propriedade do "data", e no event change atualizar o valor
correspondente.

Mais ou menos assim:

<mx:ItemRenderer>
  <mx:component>
    <mx:HBox>
      <mx:CheckBox id="meuCheck" selected="{data.selecionado}"
change="data.selecionado = meuCheck.selected" label="{data.label}"/>
      <mx:....
    </mx:HBox>
  </mx:component>
 </mx:ItemRenderer>

assumindo que os objetos no teu Collection tenham um campo Boolean
chamado "selecionado"...

Pra saber depois que linhas foram tickadas basta varrer o teu
Collection e ver que items tem "selecionado == true".

hth
julio