Bom, existem algumas maneiras de se fazer isso, mas todas seriam "factories
de componentes", ou seja, se o seu xml monta as colunas, então você tem que
ter uma factory de colunas. O Fabiel daqui da lista já fez um código assim,
de factory de Colunas de um DataGrid, talvez tenha no blog dele -
http://www.fabielprestes.com.br
Abraços