Colunas agrupadas em um ADG usam a propriedade groupedColumns, e não
'columns'...
aí vai um texto da documentação:

To group columns in an AdvancedDataGrid control, you must do the
following:

Use the AdvancedDataGrid.groupedColumns property, rather than the
AdvancedDataGrid.columns property, to specify the columns.
Use the AdvancedDataGridColumnGroup class to specify the column
groups.

vc pode usar a mesma técnica que eu sugeri. Só tem que criar as
colunas agrupadas como parte de um ADGColumnGroup, colocar o ADGCG no
array 'cols' a atribuir este array à propriedade groupedColumns.

a técnica é a mesma, so usando outros tipos de objetos para construir
o ADG.

hth
julio

ps: a documentação está aqui: