Olá Evandro,
O flex tem uma sobrecarga grande no inicio da aplicação. Como vc percebeu,
um exemplo simples seu ficou com 400kb. Porém no decorrer de sua aplicação
esse tamanho não irá aumentar muito...
Exemplo: Se na sua aplicação vc colocou apenas um combobox e ela ficou com
400kb, se você colocar 2 ou mais combobox vc verá que ela não irá crescer
quase nada...

Uma dica também para reduzir o tamanho de seu swf é usar RSL ou modulos para
aplicações grandes...

[]s

Diogo