Pretendo levantar uma discussão não sobre qual framework é melhor, e
sim qual o benefício em usá-los em uma aplicação Flex.

Sempre entendi que frameworks serviam para ajudar o desenvolvedor,
então acabava me tornando dependente desses frameworks, uso muitos,
sem saber a sua real necessidade, só sei que eles estão me
ajudando.Portanto quero aprender mais sobre a necessidade deles.

Em um artigo que estava lendo Choosing a Flex Framework (Jeremy
Wischusen), na conclusão ele cita:
"One of the benefits of using a framework is that it standardizes how
things are coded.", ou seja, um dos benefícios de usar um framework é
que ele padroniza o código.

E no último paragrafo ele conclui assim:

"So, it would seem that choosing the right framework—or choosing not
to use a framework at all—is really a function of the goals of the
developer and the environment in which the project will be created.
The best advice I can give is to be honest with yourself about what
you and the project require. I know that after doing my research and
writing this article, I am much more open to the idea of frameworks,
and I see that they do fulfill certain needs."

Resumindo:

Que para escolher qual framework usar (ou se vai usar) depende das
necessidades do projeto.E que os frameworks preenchem certas
necessidades

DÚVIDA 1:

Os frameworks são aconselhados para equipes com mais desenvolvedores
(aproveita a padronização do código). E para projetos onde existe
apenas um, ou no máximo dois desenvolvedores, quais diferenças vocês
notaram no uso de frameworks?Quais seriam essas necessidades que ele
preenche?

DÚVIDA 2:

Complementando, e questionando mais.Alguns desses frameworks como o
Swiz e o Mate oferecem IOC (Inversão de Controle), que seria outro
benefício do uso desses frameworks.

Tenho utilizado o Flex com o Spring (devido ao caso que comentei no
inicio da discussão), com ele já consigo fazer essa IOC (no Java).Qual
a diferença de se usar o IOC com o Spring ou com o Swiz? Eles são
complementos, ou fazem o mesmo serviço?