Segue a solução dos seus problemas... =P
http://www.adobe.com/devnet/livecycle/articles/externalize_serviceconfig.html

Eu já postei isso aqui esses dias.

Implementei aqui em um produto que eu precisava sempre ficar recompilando,
funcionou
perfeitamente, inclusive não preciso mais compilar com o parâmetro
-services.

Sobre alterar o services-config.xml depois de compilar, não adianta muito
não, pois as informações ficam
no swf.

Abraço,
Fábio Goll