Olá, pessoal!
Desculpem pela demora na resposta.

Eu escrevi o artigo e gravei o screencast sobre o FlexReport porque era, à
primeira vista, uma boa solução para o problema que eu estava enfrentando.
Como não havia (e ainda não há) documentação, tive que estudar o fonte para
entender como funcionava. Tal esforço não podia deixar de ser documentado
para a comunidade.

A questão é que perdi muito tempo tentando fazer o negócio funcionar.
Problemas com páginas em branco que apareciam do nada, componentes que saiam
do lugar, problemas na orientação e tipo da folha a ser impressa ... tudo
isso me motivou a abandonar o uso do FlexReport. Agora eu uso o RGhost
direto no backend.

Concordo com o que o pessoal disse: o FlexReport, apesar de ser uma idéia
muito boa, não vingou porque o projeto foi abandonado, literalmente. Mas
acredito que mesmo assim pode ser uma boa alternativa em situações muito
específicas, como aplicações em AIR que não têm como redirecionar o usuário
para um server web que gere um relatório, quando o relatório for realmente
simples.

Vejam que até o "pouco" que funciona no FlexReport não funciona tão bem: se
você colocar só um DataGrid no relatório e não mudar o tamanho da fonte, as
últimas linhas de cada folha terão seu texto cortado pela metade. Para
corrigir isso é necessário deixar a fonte do DG em 12 ou 14, não me lembro
direito.

Eu também tinha pensado em tocar o projeto adiante, mas meu tempo anda sem
brechas para esse tipo de projeto.

Mas voltando às dúvidas originais (postadas nessa mensagem e na outra
referente ao FlexPrintJob, se não me engano), mandem o código do template
utilizado. Pode ser que ainda exista uma alternativa!

Uma dúvida em relação ao PDF enviado: existe algum componente no lugar
daquele retângulo cinza, ou algum outro componente que não esteja sendo
exibido? Todo mundo que está com esse problema está usando o Gumbo?

Um abraço!

Elvis Fernandes