Pelo que eu entendi, você está querendo fazer download de arquivo? Você tem
um link no Flex que aponta para um arquivo no servidor algo do genero?
Se for isso podes fazer com URLRequest ou FileReference.download().

*URLRequest: (é simples de usar, mas pode ocorrer do popup bloquear a janela
que está tentando abrir)*
var request:URLRequest = new URLRequest(diretorioCompletoDoSeuArquivo);
navigateToURL(request,"_blank");

Você pode implementar também com o FileReference.download():
http://livedocs.adobe.com/flex/3/langref/flash/net/FileReference.html

Nos dois casos acima nem precisa do PHP.

--
Att.,
José Carlos Silveira Fiel