Na realidade a solução acima só é viável por causa do dataBinding.
Pelo modo como o Binding funciona, quanto você tem uma propriedade
Bindable o Flex gera automaticamente eventos para esta propriedade por
padrão neste formato: nomePropriedadeChanged. Então você sempre pode
adicionar listeners para propriedades Bindable. Graças e esta noção de
como funciona o Bindable por dentro (Imersão :-) foi possível chegar a
uma solução simples.

Att,
Beck Novaes