PROBLEMA RESOLVIDO.

É como havia te comentado no email Gabriela.

O datagrid está com um dataprovider bindable.No creation complete da
aplicação coloco ele como null (ele anulou os dados da lista mas
continua referenciando ela !?!? aqui foi meu equívoco), pois quando
essa lista é atualizada ela é recarregada.

Portanto, o dataprovider estava null, mas nesse mesmo creation
complete ia buscar no banco de dados os registros, e atualizava a
lista.(Como esse processo de buscar os registros no banco de dados é
mais demorado logicamente ele era executado após eu dizer que a lista
era null)

Solução:

Disparar um evento, quando a lista for carregada, e só "invalidar" o
dataprovider depois que a lista estiver carregada.