Eu uso JAVA , IReport, geros os JASPER e o usuario escolhe abrir em EXCEL ou
PDF.

Já usei o xViewer, mas como já cansaram de dizer aqui. É limitado para
alguns tipos de relatórios. Não tem suporte, muito mal tutorial para uso. e
confirmo isso tb.

o .swc do FlexReport, usei mas não dei continuidade, pois como uso JAVA,
tenho muito relatorios feito em JASPER.
e tentei reaproveitar  o máximo eles.
E com o FlexReport teria que construir eles novamente.

bom, aconselho vc testar as possibilidades que o FLEX tem, fazer os
relatorios nessas possíveis soluções e você mesmo ter sua conclusão.

abraço
bruno bg