Bom, na sequência:

1) não exatamente o código utilizado neste site, mas analisando mais
profundamente o redimencionamento e os dizeres do próprio site,
percebo que eles possuem uma imagem em uma resolução intermediária
1280x800 (no caso específico deles é 1024x768), a "mágica" acontece
quando no evento resize é aplicado o redimensionamento da imagem você
pode ver um exemplo disso
http://blog.flexexamples.com/2008/01/05/changing-a-vbox-containers-background-size-in-flex/)
e junto a isso é aplicado um efeito smooth para desfocar a imagem e
evitar a visão dos pixels estourados. Agora esse efeito smooth pode
ser obtido desse jeito
http://flexonblog.wordpress.com/2008/01/25/smoothing-the-resizing-of-layouts-in-flex-with-effects/

2) Tem como fazer por fora sim mas vai precisar de usar styles, o mais
fácil é embutir mesmo.

3) não faço a mínima idéia disso rsrsr.