Pior que coloquei e não funciono assim também...
this.dgFiltro.dataProvider[0].col_selected = true
this.app.list.getItemAt(0).col_selected = true;

Meu amigo Mario Junior me passo este link para dar uma olhada e mesmo assim
não funciono.

http://blog.dclick.com.br/2008/02/24/problemas-com-item-renderers-ou-item-editors/pt/

Muito loko isto...

Alguem tem mais alguma ideia..