Humm, eu costumo usar quando tenho que validar algo que depende de
valores de mais de uma variavel uma funcao usando o databinding nela.
Por exemplo se para habilitar ou desabilitar um botao, eu dependo de
duas ou mais variáveis, crio a funcao que retorna um valor booleano e
disparo o evento atrelado a ela em todos os lugares onde pode ser
modificado o valor de qualquer uma das variaveis.
Acho que fica mais limpo o codigo, ve se ajuda... nesse exemplo para
"ligar" o botao tem que marcar o checkbox e selecionar uma linha do
datagrid:

<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<mx:Application xmlns:mx="http://www.adobe.com/2006/mxml";
        layout="vertical"
        creationComplete="init()">

        <mx:Script>
                <![CDATA[
                        import mx.collections.ArrayCollection;

                        private const CHECK_CONDITIONS:String =
"checkConditions";

                        [Bindable]
                        private var dados_col:ArrayCollection;

                        private function init():void
                        {
                                dados_col = new ArrayCollection([{nome:
"Ricardo", id: 1}, {nome:
"Fulano", id: 2}])
                        }

                        [Bindable(name="checkConditions")]
                        private function enableFn():Boolean
                        {
                                return nomes_dg.selectedIndex != -1 &&
aceito_chk.selected;
                        }

                ]]>
        </mx:Script>

        <mx:DataGrid id="nomes_dg" dataProvider="{dados_col}"
change="dispatchEvent(new Event(CHECK_CONDITIONS))" />

        <mx:CheckBox id="aceito_chk" label="Sim eu concordo com os termos"
change="dispatchEvent(new Event(CHECK_CONDITIONS))" />

        <mx:Button label="Enviar" enabled="{enableFn()}" />

</mx:Application>