Para o caso de tirar de um list e ter que atualiza outro você poderia
usar eventos no próprio list e não de d&d. E para o caso de verificar
se o componente aceita ou não o tipo de objeto que está sendo
arrastado para ele você poderia usar o evento dragEnter e habilitar ou
desabilitar o componente para receber aquele objeto. Não tenho muita
experiência com drag and drop, mas eu faria assim. Talvez exista
alguma outra maneira, talvez até usando validadores, mas não sei.