Bacana... tenho um chat numa aplicacao e fiz duas coisas para alertar
o usuario;

1 - Fiz um broswer usando o Air que minimiza na bandeja de icones,
para carregar a aplicacao em flex em locais onde o air pudesse ser
instalado (to mandando um exemplo onde eu fazia o chat falar via
localconnection e ficar trocando icone na bandeja):
http://groups.google.com.br/group/flexdev/web/BrowserEmAir.zip
Mas a sua ideia ficou mais legal, vou adaptar para gerar janelinhas do
air quando tiver um tempo;

A idéia do browser, usando o component html, não é so para isso é se
um dia eu precisar de algum recurso a mais do air achei que assim
(usando localconnection) ficaria mais facil do que ter duas versoes do
sistema.

A outra seria quando o usuraio nao pudesse usar o browser em air, usar
a integracao com javascript para ficar trocando o titulo da pagina
html, chamando via ExternalInterface quando chega a mensagem para ele:

<script language="javascript">

        function delegate( that, thatMethod )
    {
            return function() { return thatMethod.call(that); }
    }

        var msgTmp = '';
        var interval = '';
        var titleTmp = '';
        var counter = 0;

        function newMSG(msg)
        {
                window.msgTmp = msg;
                window.titleTmp = window.document.title;
                interval =  window.setInterval( delegate( window,
window.changeTitle ), 1000 );
        }

        function changeTitle()
        {