Qual o tamanho da sua aplicação inicial?

No caso os componentes nativos do flex: DataGrid, Image,
Accordion, ... Estão nesse framework, se você usar o cache dele ele
vai ficar no cache do Flash Player (não é excluido com o limpar cache
do navegador).O usuário vai precisar carregar isso apenas uma vez +-
400kb e depois irá utilizar do cache então a quantidade de componentes
que você usar não vai influenciar.Isso é útil quando você trabalha com
um mesmo número de usuário (que é o normal para sistemas ao contrario
de sites que é publico diverso que normalmente não tem isso carregado)

Com o release build elimina cerca de 200kb +-

RSL não uso, no meu caso não ia ser bom porque ia ter que carregar
igual

Você pode cuidar com as images, no meu caso a minha aplicação (média)
tem 800 kb (framework cache + release build) só que tenho várias
imagens embed.Quando ver que o tamanho ta crescendo muito vai la da
uma verificada nas imagens, ve algumas que não são tão utilizadas
carrega runtime.

E assim vai indo, depende para que você está desenvolvendo, e qual
tamanho você consideravel para sua app.