Cara eu não separo o MXML do AS, mas contudo eu diminuo a quantidade de
código no MXML utilizando um framework de injeção de dependencia.

Eu utilizo o Mate Framework <http://mate.asfusion.com/>, ele é um ótimo
framework, fácil de utilizar, orientado a eventos e muita configuração
através de MXML que fácilida e acelera a produção e com ele eu isolo minhas
classes de negócio deixando o código mais limpo.

Tiago Lopes : Desenvolvedor Flex e Flash
Fone: 85 8896.4855
www.tiagolopes.pro.br