Entendo o fato de ser medida de segurança, porém gostaria de saber se
em ambientes controlados, não na internet, tem como fazer a instalação
em um diretório especifico para que haja menos complicações para o
usuário.

Na verdade estou com dúvida se o Air é mesmo feito para aplicações
desktop de todos os tipo ou apenas widgets simples para exibir
informações de algum servidor na internet. Acho que meu problema pode
ser conceitual.