O componente é baseado por listas (assim como datagrid, list, ...) o
dataprovider possue essa lista.Então como você pode repor?

Antes de excluir você pode pegar esse objeto armazenar em uma variavel
para depois colocar na lista do tilelist1, ou então coloque
direto.Algo assim:

//coloca o item que ta selecionado no tilelist 2 para o 1
tilelist1.dataprovider.addItem(tilielist2.dataprovider.getItemAt
(tilelist2.selectedIndex));
//e remove como você fez antes :D