sim , como dito no email , estão "setados" como PRIVATE e BINDABLE.

na verdade gostaria de usar o event.result (ArrayCollection) em dois
componentes diferentes um autoComplete e um outro comboBox.

listaParaAutocomplete = event.result as ArrayCollection;
listaParaComboBox = event.result as ArrayCollection;

Porém não sei porque !!!, eles ficaram vinculados. Quando eu seleciono no
autoComplete , o ArrayCollection do comboBox é afetado.
E não deveria (eu acho),  Pois são variaveis diferentes um se chama
listaParaAutocomplete  e o outro se chama listaParaComboBox .

bruno bg