bom dia Alcelyo, então... tem dois procedimentos aí,

1 - no ireport, testado a partir do 3.5.x em diante no seu textfield
(ireport) tem uma propriedade chamada "markup" ali vc coloca que vai
receber um html...
2 - RichTextEditor (HtmlText) é um html muito bizarro e não legivel a
ninguén, somente a ele, ou seja não serve para jogar para uma página,
ireport...etc... neste caso vc pode usar esse componente

http://www.axelscript.com/2008/03/24/customrichtexteditor-with-xhtml-text/

que além de htmlText tem o .xthtmlText, aí sim esse vc pode usar, mas
mesmo assim não será perfeito, align por exemplo não rola... acho meio
que um bug mesmo do ireport, se no css no html que vc manda está
center e o textfield está right, vai ficar right... e outra..rs
cuidado com fontes e arquivos pdf... um saco... dependendo da fonte o
ireport não respeita o css...

vc está em uma área #fail #fail #fail, tanto na parte do flex como do
ireport, o flex com um péssimo editor de texto e o ireport com um
péssimo suporte a html... é isso.

Boa sorte ;)

Cumps.