Pode ser feito como vc fez. Aí na hora de dar o Alert é só fazer
ArrayCollection(dg.dataProvider) e pegar o ArrayCollection e indexa de zero.
Vc vai ter um Object. Aí é só pegar a propriedade X do Object:
obj.X ou obj["X"].

Se vc recebe sempre um objeto, será que é necessário colocar num
ArrayCollection? Não dá pra colocar direto num objeto? Isto também acaba
dependendo do retorno do seu método na sua linguagem server-side. Se estiver
retornando um ArrayList ou algo assim, tudo bem. Se estiver retornando
apenas um objeto, acho que não compensa colocar num ArrayCollection.

Tem muitas formas de fazer o que você quer. Só que tem que escolher a melhor
para deixar o swf mais leve e não sobrecarregar o cliente =)