Repeater:
Quando você tem uma lista que quer que cada item seja apresentado como uma
coleção de objetos. Ex.: cada linha é um componente que contém uma imagem, um
checkbox, um label e um botão. (ou seja, você trabalha com o conceito de
templates para os itens).

List:
Componente onde você apresenta uma lista simples (listas simples são listas que
mostram apenas um texto para cada item e estão dentro de um container simples
que exibirá barras de scroll quando necessário). Como o Flex é o cara (e não
eu), com item renderer dá pra fazer o mesmo que o Repeater (ou quase), embora
isso seja mais complicado.

Grid:
Componente onde você apresenta uma lista complexa (listas complexas são listas
que mostram mais de um texto para cada campo de cada item e estão dentro de um
container complexo, que exibirá cabeçalhos, agrupamentos, rodapés e barras de
scroll quando necessário).

Desculpe, não li a tua necessidade, então não posso dizer exatamente qual a
melhor escolha pro teu caso.

Em geral, List é pra coisa bem simples (exatamente como um combo, mas ele
mostra todos os itens ao invés de você ter que clicar no botãozinho do combo),
grids são para dados complexos e Repeater é algo genérico onde você pode fazer
o que bem entender.

Se precisar de eventos quando se clica nos itens, Repeater já fica um pouco
mais complicado.