Jean,

Não sei qual o objetivo da tua aplicação, mas será que o teu usuário vai
precisar desses 6000 registros de uma só vez?

Paginação não seria gambiarra, e a troca do XML por AMF ajudaria bastante.

Uma vez eu tive esse problema (tinha que trazer mais de 12000 registros do
backend) e resolvi usando um campo do tipo auto-complete: dependendo do que
o usuário digitar, o servidor retorna apenas um pequeno conjunto de
registros, que realmente serão úteis ao usuário.

Mas é claro, tudo isso depende da necessidade específica da tua aplicação...

Abraço!

Elvis Fernandes
www.elvis.eti.br