Luis,

Se eu bem entendi, tu precisa que quando um usuario A  estiver
conectado que Não possa ter um segundo acesso de A? É isso? Um acesso
único?

Se for, tu pode fasser isso atraves do messaging, por exemplo com o
Java, minha linguagem backend, tenho um método que é chamado quando o
metodo de login é executado.

Esse, fica no Java e acesso ele via Remoting>Method. Ele grava através
da API AsyncMessage do java dados da messagem criada, um deles
principal, no meu caso que uso como "cabeçalho".
 Assim que esse método é executado eu efetua a distribuição da message
para a aplicação flex.

Dessa forma, lá na tag Consumer no Flex, filtro a msg por esse
cabeçalho e executo um método  que verifica se o usuário(mesmo
cabeçalho) ja se encontra logado, se sim, não deixa logar. Podendo
passar alertas ao outro que está logado e etc... Vai do que realmente
precisa.

Esse tipo de funcionalidade, via Messaging do Flex, funciona e muito
bem e acima de tudo muito rápido. Fica a Dica.

Se eu não me engano, na revista JavaMagazine de edição 72 tem um
artigo explicando justamente isso, muito bom, poderia ler e adaptar
para tua linguagem backend.

Att.

Rubao